Dicas da Previdência: documentos necessários para concessão do benefício de aposentadoria

Por Mauro Menezes & Advogados - Assessoria de Imprensa ∙ 31 de agosto de 2018

Providenciar a documentação necessária e correta é essencial para evitar a demora na análise e a emissão de carta de exigência pelo analista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em regra, os documentos comuns a todos os benefícios são: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), PIS, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), comprovantes de endereço, entre outros.

No entanto, é fundamental ficar atento aos documentos que são específicos para cada tipo de benefício. O auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, por exemplo, exigem a comprovação da incapacidade para o trabalho, no qual a apresentação dos laudos e exames médicos são obrigatórios.

Em casos de aposentadoria por tempo de contribuição que necessite de prova de atividade rural, o trabalhador deverá apresentar todas as provas que possuir de tal período.