1º Simpósio de Saúde do Trabalhador na Indústria Frigorífica e Ritmo de Trabalho do MS

Por Mauro Menezes & Advogados - Assessoria de Imprensa ∙ 05 de fevereiro de 2020

O Ministério Público do Trabalho (MPT), a Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Mato Grosso do Sul e o Fórum de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho em Mato Grosso do Sul promoveram, no dia 17 de janeiro, o “1º Simpósio de Saúde do Trabalhador na Indústria Frigorífica e Ritmo de Trabalho”. As atividades tiveram como foco medidas que procuram fomentar um viés progressista aos aspectos envolvendo a proteção de pessoas que laboram nesses espaços. Mais de cem pessoas lotaram o auditório da sede do MPT em Campo Grande.

O encontro reuniu especialistas, que ressaltaram os efeitos da negligência à segurança e à saúde do trabalhador no setor. O advogado e sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados, Paulo Lemgruber, participou do evento com a palestra “A aplicação das normas da OIT na Justiça do Trabalho”, que abordou a saúde e a segurança nos frigoríficos, além de possibilidades de aplicação das normas já consagradas no âmbito da Justiça do Trabalho.

“A Convenção nº 155 da OIT estabelece diretamente aos empregadores a obrigação concernente à elaboração periódica de planos de prevenção de riscos labor-ambientais, com a antecipação de todas as possíveis ameaças à saúde e segurança dos trabalhadores e a descrição das medidas a serem implementadas para eliminar ou reduzir tais riscos. A empresa que se omite nesse particular, incide em negligência na prevenção dos riscos inerentes às suas atividades e acaba por potencializar a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, destacou Lemgruber durante o Simpósio.

Com informações do MPT/MS: Clique aqui