ALINO DA COSTA MONTEIRO (1916-2001)

Por Mauro Menezes & Advogados - Assessoria de Imprensa ∙ 13 de maio de 2021
Na data de hoje (13/5/2021), nosso escritório rememora os 20 anos do falecimento do nosso fundador, Alino da Costa Monteiro.

No alvorecer do século XXI, Doutor Alino, como era conhecido, encerrava uma trajetória notável como advogado de cidadãos e trabalhadores, que prossegue como obrigatória inspiração ao nosso exercício profissional na atualidade. Tudo começou em 8 de dezembro de 1938, quando o escritório teve as suas atividades iniciadas na cidade do Rio de Janeiro. Daí em diante, o percurso da carreira de Doutor Alino foi marcado pelo compromisso inafastável em prol dos direitos trabalhistas individuais e coletivos, numa atuação forense incansável. A defesa das liberdades e da democracia também foi marcante no perfil advocatício de nosso fundador, sempre em defesa da anistia de perseguidos políticos.

No patrocínio da defesa na tribuna das Cortes consistia a vocação primordial de Doutor Alino. Comparecia às sessões com os seus roteiros de sustentação oral cuidadosamente preparados em caligrafia requintada. E, então, apregoava a defesa de suas teses jurídicas e processuais, com empenho e perícia inigualáveis. Marcou época no Tribunal Superior do Trabalho e ali se notabilizou como um dos mais astutos oradores.

Sua perseverança e sua fidelidade à responsabilidade profissional e à qualidade do trabalho jurídico proporcionaram a longevidade da banca que criou. Após quase 50 anos de advocacia ininterrupta, já em Brasília, Doutor Alino uniu-se ao nosso ex-sócio Roberto Caldas, em meados da década de 1980, para promoverem a expansão e a modernização do escritório, lançando as bases para a estrutura que hoje conta com mais de 50 advogados e advogadas, assistidos por uma equipe administrativa de elevada capacidade.

Outra vertente essencial da atuação de Doutor Alino resultava de sua vinculação a entidades representativas de trabalhadores. A natureza associativa das demandas sociais e o caráter político mais amplo de cada pretensão obreira não escapavam da sua perspectiva.
Somos legatários dessa história e, passados mais de 80 anos da fundação do escritório, buscamos honrá-la e aos princípios que a animaram, com uma advocacia ética, responsável, qualificada e comprometida socialmente. Desde 2018 sob a denominação Mauro Menezes & Advogados, com um corpo de sócios numeroso, coeso e dedicado, damos curso ao projeto lançado pelo nosso fundador, Alino da Costa Monteiro, a quem hoje homenageamos, por ocasião dos 20 anos de seu falecimento.

Devido às medidas de cautela sanitária, motivadas pela pandemia da Covid-19, não faremos convite para a tradicional Missa em sua memória, mas cuidamos de incluir o nome de Doutor Alino nos registros que serão feitos hoje durante a celebração exclusivamente presencial que terá lugar na Paróquia de São Judas Tadeu, aqui em Brasília.

Brasília, 13 de maio de 2021.

Mauro de Azevedo Menezes
Gustavo Teixeira Ramos
Monya Ribeiro Tavares
Marcelise de Miranda Azevedo

Mauro Menezes & Advogados
Diretores