Eternidade: A Construção Social do Banimento do Amianto no Brasil

Por Mauro Menezes & Advogados - Assessoria de Imprensa ∙ 25 de abril de 2019

O livro “Eternidade – A Construção Social do Banimento do Amianto no Brasil” será lançado durante a Semana de Proteção Contra o Amianto, realizada pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea). A obra foi escrita por Marina Moura, com prefácio da jornalista Eliane Brum e coordenação de Fernanda Giannasi, uma das principais lideranças pelo banimento do amianto no Brasil e atualmente consultora na área de saúde, trabalho e meio ambiente do escritório Mauro Menezes & Advogados.

O livro é uma construção social do banimento do amianto no Brasil, que foi baseado no movimento social construído a partir de queixas das vítimas que foram ganhando visibilidade. A obra, que relata história reais das vítimas do mineral amianto, mostra com detalhes o coletivo de vozes contra o asbesto.

O relato escrito tem como coordenadora a ex-auditora fiscal Fernanda Giannasi, vencedora do prêmio do Jornal O Globo “Faz a Diferença” por um trabalho de 30 anos como o objetivo de defender a vida dos trabalhadores expostos ao amianto. Fernanda teve grande participação na causa, assessorou parlamentares nos projetos de banimento de amianto e ajudou a fundar a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea).

O livro dedica capítulos importantes à questão da judicialização do banimento do amianto no Brasil e inclui uma entrevista com o advogado Mauro Menezes, sócio-diretor do escritório Mauro Menezes & Advogados, que há 15 anos advoga para a Abrea e outros braços do mesmo movimento social.

Lançamentos:

O livro será lançado na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) no dia 26/04, no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco lançamento será no dia 27/04.

Com Informações do Blog Tania Malheiros