Gastos com acidentes e doenças do trabalho chegam a R$ 67 bi em 6 anos, aponta Observatório

Por Mauro Menezes & Advogados - Assessoria de Imprensa ∙ 23 de agosto de 2018

Novos dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho mostram que gastos referentes a acidentes e doenças no local de trabalho chegaram a cerca de R$ 67 bilhões em apenas 6 anos. O valor representa os gastos emitidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 2012 a 2017. Este cálculo é um resultado do trabalho colaborativo entre o Mistério Público do Trabalho e a Secretária de Previdência Social, ligada ao Ministério da Fazenda.

Como forma de combater os altos gastos, a Advocacia Geral da União (AGU) tem trabalhado em medidas que possibilitam a compensação dos cofres públicos. Estas se dão por meio das ações regressivas, onde se garante o ressarcimento das despesas resultantes de irresponsabilidade do contratante junto ao funcionário.

Tais informações coletadas pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, que são geradas regularmente, beneficiam órgãos públicos, ONGs e instituições do setor privado. Isso porque competem a estes a emissão de notas transparentes sobre os custos econômicos e sociais que possibilitam um trabalho mais justo no Brasil.

Fonte: Ministério Público do Trabalho