Pagamento da segunda parcela do 13º salário de aposentados já tem datas agendadas

Por Mauro Menezes & Advogados - Assessoria de Imprensa ∙ 28 de novembro de 2018

Nesta segunda-feira (26/11), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento da segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas. Os depósitos serão realizados até o próximo dia 7 de dezembro, junto com a folha mensal de pagamento do mês de novembro.

De acordo com o INSS, pessoas que recebem até um salário mínimo (R$ 954), bem como aqueles que possuem Cartão Cidadão com o final 1, serão os primeiros a contar com o pagamento. Já quem usufrui de salário acima deste valor, recebe o depósito a partir do dia 3 de dezembro.

Direito ao 13º salário

O direito ao 13º salário é garantido àqueles que, no decorrer deste ano, receberam benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte. Quem recebeu auxílio-doença e salário-maternidade também tem direito, porém o total a ser recebido será proporcional ao valor arrecadado ao longo do período.Aposentados ou pessoas dispensadas das atividades que contam com o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e Renda Mental Vitalícia (RMV) não têm a obrigatoriedade de contribuir com o INSS. Logo, não têm o direito ao abono pago anualmente.

 

Fonte: Portal G1