Setembro Amarelo: 90% dos suicídios poderiam ser evitados

Por Mauro Menezes & Advogados - Assessoria de Imprensa ∙ 03 de setembro de 2019

Disputas por poder, pressão por metas, cobranças exageradas. Muitas vezes o mundo do trabalho produz situações que se tornam gatilhos negativos para quem tem tendências suicidas. Em um universo marcado pela competição, pessoas mais fragilizadas sofrem duplamente uma vez que o ambiente profissional pode não ser o local ideal para mostrar a face mais vulnerável. Acrescentando as incertezas de uma crise política e econômica nesta receita e o resultado é conhecido: historicamente, períodos de crise registram tendência de alta nas taxas de suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Daí a importância de ações preventivas como o Setembro Amarelo. Observar e identificar pessoas que podem precisar de ajuda, é fundamental. Mas vale um alerta: cuidado na abordagem do tema e indicar profissionais especializados em oferecer o correto auxílio.

Centro de Valorização da Vida – CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Para conhecer e saber mais, acesse: www.cvv.org.br